KTM Duke 390 Forum banner

Mapeamento da ECU?

37K views 28 replies 15 participants last post by  philcuore  
#1 ·
Olá a todos, espero ter alguma informação sobre o mapeamento da ECU para a 390. Tenho o escape Akrapovic e o filtro de ar K&N de alto fluxo e vi avaliações mistas sobre se a KTM oferece diferentes mapas de motor para a 390. Liguei para a sede da KTM Austrália e falei com alguém lá que disse que eles não têm nenhum mapa de desempenho, mas viram avaliações de outras pessoas dizendo que viram em primeira mão diferentes mapas sendo colocados em suas motos. O que me foi dito, no entanto, é que a ECU fará sua parte com a mistura ar/combustível até um certo ponto. Depois disso, a ECU precisa ser 'flashada' (reiniciada) e ela pode se ajustar ainda mais. Deixe-me saber quaisquer detalhes que alguém tenha.

#2 ·
Olá sharma64, o meu concessionário KTM disse-me que vai carregar um novo mapa para a minha 390 depois de instalar o Akra. Há algumas histórias diferentes sobre isto, como mencionou, alguns fóruns dizem que a mota só tem de estar em marcha lenta durante 10 minutos e outros dizem que carregam novos mapas.

Se eu for pela minha experiência com carros, eles têm de carregar um novo mapa. O motor não se ajusta sozinho. Posso estar errado, mas é assim que eu sei.

#5 ·
Alguns dizem que podem, outros dizem que não podem, quem sabe! Eu apenas afino o meu através do Powertronic. Acabei de fazer algumas coisas e fiz um reset de marcha lenta de 15 minutos, desde então a moto começou a agir ainda melhor e "acho" que também removi o meu ponto morto a 8000 rpm.

#22 ·
Alguns dizem que conseguem, outros dizem que não conseguem, quem sabe! Eu apenas afino o meu através do Powertronic. Acabei de fazer algumas coisas e fiz um reset de marcha lenta de 15 minutos, desde então a moto começou a agir ainda melhor e "acho" que removi o meu ponto morto a 8000rpm também.
Olá Dan, importa-se de partilhar os seus mapas, ou talvez uma captura de ecrã das suas descobertas/configuração? Eu tenho o PT, funciona muito bem, mas tenho um problema com marcha lenta alta ou estouro excessivo, não consigo resolver os dois no momento. Cheers!

#8 ·
Certo... então, depois de ligar para muitas pessoas sobre isso, descobri que o único mapa disponível para download é aquele que você recebe quando compra o Escape Akrapovic, que dá +5HP. No entanto, o que eu não sei é se isso é algum tipo de código com o escape ou se um agente de serviço KTM pode simplesmente fazer isso quando eles colocam o escape.

Eu tenho um Arrow no meu, mas quero baixar o mapa e, claro, estou feliz em comprar o mapa como extra. Alguém comprou um Akrapovic com o mapa e sabe como isso funciona????

#9 · (Edited)
Alguém pode me dizer qual é a diferença entre o slip-on Akrapovic e o sistema completo? É simplesmente que com o sistema completo você também recebe o tubo que vai para a cabeça? Se for, não vejo muita diferença em relação ao tubo original da cabeça e não é à toa que o sistema Akra completo tem um preço ridículo, pois tudo será de titânio.

Eu sei que o slip-on Akra retém o catalisador, mas onde ele está localizado? Estou supondo que ele esteja no canister que fica na área da balança? O sistema completo Akra retém este canister?

Meu Arrow veio com o silenciador e o tubo de conexão (com canister) que vai para o tubo do coletor, mas o catalisador é extra, então não tenho certeza de onde ele vai. Talvez na seção onde o silenciador entra?

#10 ·
A akra vem com o tubo de ligação, não com o coletor, por isso é o mesmo que você tem para o arrow, exceto que a Akra tem o canister grande.
O CAT arrow desliza para dentro do tubo da ligação para o slip on.

Você pode comprar qualquer slip on, mas ainda precisará do tubo de ligação da Akra ou da Arrow.

O mapa só pode ser carregado pela KTM, pois é um ajuste predefinido da ECU.

#11 ·
A akra vem com o tubo de ligação, não com o coletor, por isso é o mesmo que você tem para o arrow, exceto que a Akra tem o canister grande.
O CAT arrow desliza para dentro do tubo da ligação para o slip on.

Pode comprar qualquer slip on, mas ainda precisará do tubo de ligação da Akra ou da Arrow.

O mapa só pode ser carregado pela KTM, pois é um ajuste predefinido da ECU.
Sim, obrigado, acabei de receber a palavra. Só tenho que ir ao meu agente de serviço KTM, pagar a grana (cerca de $70) e obter 5HP extras, nada mal. Darei uma atualização em algumas semanas, quando estiver pronto.

#13 · (Edited)
Olá pessoal,

Então, uma atualização sobre isso. Acabei de ir à KTM e mandei instalar o mapa Akrapovic na minha moto e... que mudança!

Primeiramente, o técnico andou de moto antes de instalar o mapa para ter uma ideia de como ela andava. Quando ele voltou, ele disse que estava funcionando pobre, o que era por causa do escapamento Arrow (sem catalisador) e do filtro de ar K&N.

Então ele reiniciou a ECU e instalou o mapa Akrapovic e a mudança é grande. Agora não há um ganho enorme em HP, mas não consigo acreditar como a potência é suave e linear agora. Ela puxa forte de baixo até a linha vermelha, também não há solavancos em baixas rotações e o ponto morto que eu tinha em torno de 8000 rpm desapareceu totalmente.

Curiosamente, depois que ele instalou o novo mapa antes de testá-lo novamente, ele ligou a moto e a deixou em marcha lenta sem tocar no acelerador até que a ventoinha ligasse, ele disse que você precisa fazer isso para inicializar o mapa, não são 15 minutos como alguns dizem. Ele disse para fazer isso também se você for andar, por exemplo, em um lugar onde a altitude é muito diferente de onde você normalmente anda. A ECU pode compensar cerca de +10 ou -10% sem ter que conectá-la ao computador KTM.

Então, no geral, muito feliz com o resultado, parece uma moto nova agora, tudo por $64,00. Novamente, não um grande aumento de HP, mas parece que este mapa realmente aproveita ao máximo o escapamento e o filtro de ar de fluxo livre. Além disso, no final do dia, é apenas um único de 375cc, nunca vai fazer muita HP.

#15 ·
Minha unidade está embalada na caixa e esperando para ser enviada de volta para a Índia (não, não está quebrada!). Eu ainda estava usando o mapa original, a reinicialização da marcha lenta que fiz pareceu ajudar na área de 8000. Não foi perfeito, mas estava muito perto.
Assim que eu reinstalar, é para uma corrida no dinamômetro, mal posso esperar!

#26 ·
Mandei remapear a minha pela concessionária antes de pegar a moto, original e 0 km.