KTM Duke 390 Forum banner

A questionar os níveis de óleo - Duke 390 2020

1 reading
13K views 20 replies 12 participants last post by  morsnoc  
#1 ·
Sim, é estranho.

Quando a bicicleta está fria e parada, não aparece óleo no visor.

Quando o motor está quente e funcionando, o óleo no visor está próximo do máximo.

Quando o motor está quente e não está funcionando, o óleo no visor está acima do máximo.

Além disso, estou recebendo um aviso de óleo no visor ao fazer uma curva em baixa velocidade (segunda marcha, baixa rotação).

Além disso, estou recebendo raramente um aviso de óleo em segunda marcha em baixa velocidade em linha reta.

Alguém sabe o que está acontecendo?

#3 ·
O nível do óleo, verificado no visor, é verificado após desligar um motor quente em um plano horizontal, mantendo a moto em pé e esperando um minuto (após desligar o motor em funcionamento). Não faço ideia de por que o sinal de óleo baixo acende na segunda marcha em rotações baixas. Quão baixo você está acelerando e, se abaixo de 1.500 rpm, por que não mudar para a primeira marcha? Esses motores são projetados para girar alto

#5 ·
As leituras inconsistentes do nível de óleo geralmente são causadas por detritos dentro da bomba de óleo. Retire as duas bombas de óleo e desmonte-as, limpe-as e monte-as de volta. Isso também deve corrigir a baixa pressão do óleo em funcionamento. Se o último problema ainda existir, troque-as por unidades novas.

#16 ·
As leituras inconsistentes do nível de óleo geralmente são causadas por detritos dentro da bomba de óleo. Retire as duas bombas de óleo e desmonte-as, limpe-as e monte-as de volta. Isso também deve corrigir a baixa pressão do óleo quando em funcionamento. Se o último problema ainda existir, troque-as por unidades novas.
Mas para este motor precisa ser desmontado por completo, certo, ou pode ser feito apenas abrindo as caixas laterais em Duke 390 e 250?

#7 ·
No que diz respeito a "novíssimo" e baixa quilometragem. Não significa nada! Comprei uma moto de 2018 com 423 milhas. Sua moto tem 1-2 anos, a minha tinha 4-5 anos. O óleo parecia piche, os filtros estavam cheios de partículas e, no geral, a moto deve ter andado muito pouco para ter 423 milhas e ter 4 anos. Então, com tudo isso dito.

A menos que o óleo tenha sido recém-substituído... substitua o óleo e os filtros e comece de novo. Faça a troca você mesmo, encontre alguém que possa ajudar se não se sentir confortável. Dessa forma, você pode ver os filtros e o óleo sendo substituídos. Depois, ande com a moto por tudo o que ela lhe der. Há um limitador no medidor que grita VERMELHO se você ultrapassar a rotação de amaciamento. Você não vai quebrar o motor acelerando-o a 4-6K. Parece um rodeio se você andar a uma rotação mais baixa (embora eu tenha ouvido dizer que as motos mais novas não têm mais a oscilação). A KTM está "pronta para correr", o que significa que foi projetada como um cilindro único para girar mais alto do que um motor maior e existem 390 motos com milhares de milhas sem problemas.

Fazer uma curva com uma moto em baixa rotação não deveria lhe dar a sensação de que os filtros de óleo leves e entupidos (sim, uma tela em cada lado mais o filtro real) podem. A coisa boa com nossas motos é que você pode ver como o filtro é, ao contrário das motos que têm um filtro aparafusado (fechado) que requer um corte para ver como é.

Quanto ao vidro de óleo - inútil até que você saiba o que procurar. Eu mencionei, como alguém mais fez anteriormente. para substituir o óleo por 1,7L e ver onde o óleo acaba no vidro. Nesse ponto, há uma referência válida que você pode e deve usar ao verificar o nível de óleo no futuro. Outra razão para trocar o óleo sozinho.

Boa sorte. Essa curva fechada parece divertida! Ande nela em primeira marcha em uma rotação mais alta e aposto que será ainda melhor!

#8 ·
Unless the oil was just replaced..replace the oil and filters and start new. Do the change yourself, find someone who can help if not comfortable. That way you can see the filters and oil as its being replaced.
Definitivamente vou trocar o óleo o mais rápido possível, provavelmente esta semana. Não me sinto confortável para trocar sozinho, vou encontrar um bom mecânico para fazer o trabalho.

Cornering a bike at low RPM shouldnt be giving you the light, clogged oil filters (yes one screen on each side plus the actual filter) can. The good thing with our bikes is you can see what the filter looks like unlike the bikes that have a screw on (enclosed) filter that require a cut open to see what it look like.
No fundo eu sei que não deveria dar um aviso ao fazer curvas, sei que algo não está certo. Enquanto o mecânico estiver trabalhando, vou tirar algumas fotos do filtro e do óleo.

Best of success. That hairpin sounds like fun! ride it in first at a higher RPM and I bet it will even be better!
É divertido, mas ainda estou fazendo como um noob! Obrigado pelas dicas e espero que as coisas sejam consertadas para aproveitar a moto mais plenamente.

#9 ·
Eu entendo seu conforto em trabalhar na bicicleta, mas se você tiver vontade, é realmente fácil trocar o óleo. No entanto, o mecânico deve verificar quanto óleo há no sistema. É bom saber se realmente há um baixo nível de óleo. Com as telas, muitos as trocam junto com o filtro, sua bicicleta é nova o suficiente para que a limpeza com querosene ou outra solução de limpeza faça com que as telas pareçam novas. Troque o cartucho do filtro.
Certifique-se também de usar 15w-50 ou, como é verão agora, talvez até um óleo de motocicleta 20w-50.
Confio que, após a troca de óleo, a luz deve apagar.
Se a luz permanecer ou voltar, após limpar o sistema de óleo, use um computador ODB para ler qual é o erro. Isso pode lançar alguma luz sobre o problema real.
Deixe-nos saber como isso funciona para você.

#11 ·
O manual indica para inspecionar o nível de óleo após o motor aquecer. Aquecer torna o óleo mais fino e, portanto, mais fácil de encontrar o nível correto. Inspecione o óleo do motor em uma superfície plana com a moto na posição vertical, não quando a moto estiver no descanso lateral. Com a leitura máxima do óleo do motor após o motor aquecer e o painel indicando pouco óleo ao fazer curvas, você tem um interruptor de pressão de óleo defeituoso, uma bomba de óleo defeituosa ou simplesmente pouco óleo. A KTM recomenda 1,7 litros de óleo de motor. Drene o óleo, meça a quantidade recuperada, isso deve lhe dar um ponto de partida. Se for menos, reabasteça até o nível recomendado e observe como funciona.

#14 ·
Pequena observação: 1,7 litros é quando (como você deveria) troca o filtro de óleo.

O manual diz para inspecionar o nível de óleo após o motor estar aquecido. Aquecer torna o óleo mais fino e, portanto, mais fácil de encontrar o nível certo. Inspecione o óleo do motor em uma superfície plana com a moto na posição vertical, não quando a moto estiver no descanso lateral. Com a leitura máxima do óleo do motor após o motor ser aquecido e o painel exibindo pouco óleo ao fazer curvas, você tem um interruptor de pressão de óleo defeituoso, uma bomba de óleo defeituosa ou simplesmente pouco óleo.
A KTM recomenda 1,7 litros de óleo de motor. Drene o óleo, meça a quantidade recuperada, isso deve lhe dar um ponto de partida. Se for menos, reabasteça até o nível recomendado e observe como isso acontece.

Boa sorte.

#13 ·
Sim, é estranho.

Quando a moto está fria e em linha reta, não aparece óleo no visor.

Quando o motor está quente e funcionando, o óleo no visor está próximo do máximo.

Quando o motor está quente e não está funcionando, o óleo no visor está acima do máximo.

Além disso, recebo um aviso de óleo no visor quando
faço uma curva em baixa velocidade (segunda marcha, baixa rotação).

Além disso, recebo raramente um aviso de óleo em segunda marcha em baixa velocidade em linha reta.

A mesma coisa acontece com o meu em relação ao nível de óleo. Verifiquei tudo e está tudo bem, então você não deve se preocupar com isso. O meu não acende a luz do óleo, então não posso ajudar com isso.

#19 · (Edited)
O problema para mim começa com a redação vaga no manual da KTM.
Obter o motor "quente" ou “à temperatura de funcionamento” para inspecionar o nível de óleo não significa nada específico, pois:

a) A temperatura de funcionamento varia de, tipo, 60-70 graus Celsius a 90-110 graus Celsius, provavelmente, e
b) O nível de óleo no meu caso varia significativamente dentro dessa faixa (estimo cerca de 50cc ou talvez até mais).

Por exemplo: Quando aqueço o motor para 4 barras no medidor e o nível de óleo está na marca superior (depois de esperar 1-2 minutos, é claro, para o óleo assentar), então, se eu fizer minha viagem diária para o trabalho (cerca de 35 km), desligar o motor e verificar o óleo na marca de 1, 2, 5 e 10 minutos, ele sempre cobre a janela de vidro completamente e permanece assim até que o motor atinja uma temperatura moderada de 55-60 graus Celsius (estimada tocando na tampa lateral) quando mostra estar na marca superior novamente.

Então, as leituras do nível de óleo na mesma temperatura parecem ser consistentes, mas qual é a temperatura certa para ter certeza de que você não está sobrecarregando seu motor por ter muito óleo nele?

Talvez 50cc ou mais no motor não seja um problema, daí a imprecisão no manual?

Para constar, o serviço das concessionárias autorizadas onde moro enche o motor com essa quantidade de óleo toda vez desde o primeiro dia, e quando perguntei, eles disseram que logo após aquecer à temperatura de funcionamento (4 barras no medidor) é a temperatura certa para ler o óleo.

#20 ·
Uma forma de fazer isso é drenar o óleo o melhor possível, retirar o filtro de óleo, limpar a carcaça do filtro de óleo (antes de inserir um novo filtro). Meça 1,7 litros e encha. Aqueça o motor até o número de barras em que você normalmente fica ao andar. Desligue o motor, espere 1 a 2 minutos e verifique o visor. Este é então o nosso nível de óleo correto no seu visor. Eu sempre verifico o nível do óleo quando volto de um passeio e, desde que o óleo apareça no vidro, considero isso bom (mais de 50.000 km agora).