KTM Duke 390 Forum banner

Solução de problemas KTM 390 Duke "Baixa pressão de óleo"

13K views 12 replies 5 participants last post by  GhosTHunT3R  
#1 · (Edited)
Eu sei que isto tem sido publicado em fóruns da KTM com frequência, todos a passar por experiências semelhantes. Por isso, quero apenas colocar as minhas descobertas e pesquisas num só lugar, e espero chegar a uma solução bem-sucedida para o aviso comum de "Pressão de Óleo Baixa" que aparece no painel.

Sobre a minha mota: KTM Duke 390 de 2013 (Modelo Europeu) Comprada em Abril de 2020.

Sobre o problema: Ao ler isto, presumo que tenha o mesmo problema que eu. Ao pesquisar, parece ser muito comum em vários modelos da KTM, não se limitando às Duke 390. Obviamente, existe uma falha de fabrico, uma falha de hardware ou uma avaria de software algures na mota. Algumas pessoas recebem o erro intermitentemente e, para outras, ele permanece ligado. Eu recebo-o após cerca de 5 minutos de condução. O erro aparece e permanece ligado, mas a mota comporta-se, soa e cheira de forma igual.

Possíveis causas:
  1. Fuga no motor
  2. Mistura de líquido de refrigeração com óleo do motor
  3. Filtro de óleo
  4. Sensor defeituoso
  5. Painel defeituoso
  6. Óleo incorreto/ineficiente
  7. Nível de óleo
  8. Problema com fios
Adicionarei a esta lista mais pesquisas.

A trabalhar na lista acima:

Fuga no motor: Sem sinais de fuga no motor. Sem retirar o motor e testar as vedações, juntas, etc. Esta será a última opção e significaria uma reconstrução do motor.

Mistura de líquido de refrigeração com óleo do motor: Sem sinais disto ainda. Esta tende a ser um processo lento que leva a óleo do motor escuro e pastoso. Após inspeção visual do óleo do motor, parece estar normal em cor e viscosidade.

Filtro de óleo: Vi em fóruns que pessoas/oficinas colocaram filtros de óleo de terceiros nestes motores, apenas para descobrir que 'colapsaram' ou não funcionaram melhor do que os OEM. Além disso, o filtro de óleo não estar bem 'assentado' parece ser uma 'coisa'. O filtro OEM deve estar bom, por isso comprar um por cerca de £5 é um trabalho fácil que o tira da lista de possíveis falhas. Quando tirei o da minha mota, não parecia muito mau, mas não era OEM. A substituição do filtro de óleo anda de mãos dadas com a vedação do óleo, por isso também fiz isso.

Sensor defeituoso: Este é óbvio para analisar. Bastante comum em alguns carros, pela minha experiência. Portanto, a substituição do Sensor de Pressão de Óleo tirará isso da lista de possíveis falhas. Paguei cerca de £9 por um sensor OEM. Além disso, pode removê-lo sem remover nenhum painel da mota, tornando-o a coisa mais fácil que pode fazer na lista acima. NOTA: a compra de um Sensor de Pressão de Óleo OEM vem com as vedações necessárias, não é necessário comprá-las separadamente como eu fiz! Oops! O sensor tem um fio ligado a ele que tem uma ligação em anel. O meu mostrava sinais de idade com alguma oxidação na ligação. Peguei numa esponja abrasiva e limpei-o o melhor que pude. Isso pode contribuir para uma ligação duvidosa.

Painel defeituoso: Mais uma vez, um tema comum com esta falha é o painel estar defeituoso. Existe um tópico num fórum que afirmou ter corrigido este problema com um painel novo (após substituir sensores, etc.). O sujeito conseguiu que fosse substituído ao abrigo da garantia. A minha mota tem 6 anos, acho que esse barco zarpou! Um painel novo parece custar cerca de £350, por isso esta será uma das últimas coisas a tentar. Além disso, as pessoas afirmaram ter corrigido o problema com uma simples atualização de software. Acho que vou verificar isto em algumas semanas de qualquer maneira, não tenho o hardware para fazer isto em casa. Vamos ver como me saio.

Óleo incorreto/ineficiente: Estes motores parecem ser um pouco sensíveis. Por isso, colocar o melhor óleo é definitivamente algo que não quer perder. O manual recomenda óleo 15w/50 e, ao pesquisar em alguns fóruns, as pessoas tiveram a melhor sorte com Motul 300v 15w/50. A mota leva 1,6 litros. Coloquei este óleo.

Nível de óleo: Mais uma vez, estes motores parecem menos tolerantes, e encher o motor com óleo em excesso não é bom para ele. Certifiquei-me de que a quantidade correta de óleo está na mota. Vale a pena mencionar que, caso haja uma fuga no motor, este nível de óleo diminuiria, causando o aviso "Pressão de Óleo Baixa" por conceção. O meu nível de óleo manteve-se consistente, sem sinais de fuga.

Problemas com fios: Pode haver um fio partido em algum lugar a desencadear esta falha. É improvável, mas possível. Dei uma boa olhada na mota e não consigo ver nenhum dano nos fios.

Como o meu motor ainda não teve uma falha catastrófica e como a mota tem 6 anos, seria de presumir que é um erro falso. Se fosse uma falha genuína, o motor estragar-se-ia muito rapidamente se eu continuasse a conduzir a mota com a falha, o que fiz. Se a mota fosse nova, estaria preocupado. Mas, devido à natureza do problema, tem de ser resolvido.

Se alguém tiver alguma ideia para eu experimentar, terei todo o prazer em ouvi-las. Se eu resolver este problema, publicarei as minhas descobertas aqui e espero que ajude outra pessoa!

ATUALIZAÇÃO: Recebi o sensor de pressão de óleo OEM hoje e, para meu deleite, parece ter resolvido este problema. Não é surpreendente, considerando que não tive nenhum dos outros sintomas que mencionei acima. Se estiver a ter o mesmo problema, use o meu pequeno guia de resolução de problemas para trabalhar nas soluções mais fáceis para as mais difíceis. No geral, certificando-se de que tem um bom filtro de óleo, o nível de óleo correto, o óleo recomendado (Motul 300v 15w/50) e sem fugas, o seu problema deve ser resolvido com um novo sensor de pressão. Espero que isto ajude! Obrigado

#3 ·
Ok, ouçam-me. Se o nível de óleo estiver ok, a bomba de óleo estiver funcionando, não houver água misturando com o óleo, óleo correto, o que quero dizer é 15w50 totalmente sintético,
Então o sensor de pressão de óleo expirou. É perfeitamente normal. Estava tudo ok com a minha moto, mas eu estava recebendo um aviso de baixa pressão de óleo...
Eu troquei o sensor de pressão de óleo aos 26k kms. Agora tudo está bem. É só que o sensor fica velho com o tempo... enferrujando ou quebrando bla bla.

#4 ·
Eu não tive esse problema. Mas na semana passada, a junta da cabeça do meu motor começou a vazar. Tenho sorte de estar vazando apenas externamente e percebi no mesmo dia. Minha moto rodou 18641 milhas e não teve nenhum problema. Os problemas que tive foram devido a uma bateria ruim para parar... então ontem consegui "todas as minhas juntas substituídas por novas" da KTM. E hoje, quando peguei minha moto de volta, recebo a luz de advertência de pressão do óleo apenas em baixa rotação e durante o trânsito lento... Quando seguro a embreagem e deixo o motor em marcha lenta, a luz de advertência apaga... e volta quando começo a dar rotação baixa constante... mas nenhuma luz de advertência aparece quando estou andando a mais de 4K RPM ou rápido... levei de volta para a KTM e eles removeram tudo, as tampas da embreagem e as tampas de ignição e espalharam ar para aqueles orifícios de óleo para ver se algo ficou preso, mas não parece ser o caso... então amanhã vou trocar o sensor e essa é a única coisa que resta para verificar... manterei vocês atualizados...

#5 ·
Okay... hora da história... Corrigi meu erro de aviso de óleo.
O que fizemos e não funcionou -
  • Filtro de óleo trocado
  • Óleo trocado, níveis verificados
  • Sensor de pressão de óleo trocado
  • Software atualizado, sem códigos de erro
  • Verificados todos os fios/conexões
No meu caso, a solução foi trocar o próprio suporte da came... existem jatos de óleo que borrifam óleo nas árvores de cames... ou os jatos estavam bloqueados ou o suporte da came tinha algo bloqueando... mas agora meus problemas acabaram... a moto também está funcionando suavemente... Eles me pediram para testá-la e verificar nos próximos dias para ver se o problema realmente acabou... Eu vou manter vocês atualizados...

#6 ·
Como disse em resposta à sua publicação exatamente igual em outro tópico, acho muito difícil acreditar na história da oficina sobre "algo ficou preso na ponte de came".
Especialmente porque a sua cabeça do cilindro foi removida para substituir a junta.
Fico feliz que tenha resolvido o problema.

#13 ·
Bem, feliz que você esteja de volta à estrada e não tenha mais o aviso de pressão do óleo.
sim, isso foi algumas horas antes de eu consertar a moto... aviso de pressão do óleo e alta temperatura...

Eu tenho andado muito forte por 2 dias e entrei nos engarrafamentos mais longos e as temperaturas nunca passaram de 4 barras e nunca vi uma única luz de óleo piscar...